fbpx
Como começar agora uma carreira tecnológica

Como começar agora uma carreira tecnológica

Por mais de uma década, o mercado ficou superaquecido e disponibilizou um grande número de oportunidades de emprego. Os trabalhos tecnológicos costumam oferecer projetos interessantes e criativos, altos salários e segurança no emprego. Mesmo com o momento difícil que o mundo está passando, devido a Covid-19, e com incertezas em diversos setores, a área da tecnologia ainda oferece certa segurança.

Os trabalhos nessa área não só permitem que você trabalhe de casa, mas também você poderá constantemente estar aprendendo e se desenvolvendo de forma online. Então, se você você busca alavancar a sua carreira tecnológica, é importante estudar, se dedicar e pesquisar mais sobre a profissão. Pois, como qualquer outra carreira, a tecnológica está sempre em constante desenvolvimento e adaptação.

Portanto, antes de começar a assistir aquela série pela terceira vez (confie em mim, eu sei do que estou falando), considere tomar algumas medidas para alavancar sua carreira tecnológica agora.

Saiba como é ser um programador e se você se identifica mesmo com a área

Para conhecer mais sobre a carreira tecnológica, é importante que você converse com profissionais já atuantes na área, pesquise escolas de programação, leia muito sobre o assunto e veja se é isso mesmo que você está buscando.

Alguns sites como Codecademy, Coursera e Udemy oferecem cursos grátis que ensinam conteúdos básicos. Você pode aprender no seu próprio ritmo para iniciar na área, se beneficiar de tutoriais e conselhos sem nenhum custo e até fazer novas conexões nos fóruns de discussão.

Para que você consiga estar conectado(a) à área de tecnologia, é recomendável que você se inscreva em newsletters, visite sites e leia jornais da área de tecnologia para saber mais sobre o setor e as habilidades necessárias para ter sucesso. Você também pode ler artigos e livros sobre assuntos relacionados a programação ou carreira tecnológica.

Casa do Código, StackOverFlow e Tableless são alguns sites para aprender e acompanhar mais sobre o assunto. BrazilJS e TOTVS Developers são algumas newsletters grátis que farão você ficar em contato diário com a indústria tecnológica. Enquanto procura pelo nicho que você possa se encaixar na tecnologia, você provavelmente encontrará outros recursos que atraiam seus interesses.

Conheça a área de tecnologia

O que você sabe é importante, mas quem você conhece, geralmente ajuda a estar um passo à frente na sua carreira. Conhecer outros profissionais de tecnologia também é uma ótima maneira de obter conselhos, conhecimentos de especialistas do setor e possíveis oportunidades de emprego no futuro.

Eventos de tecnologia para networking e meetups são um bom caminho para ampliar seu círculo profissional. Na maioria das vezes, você pode pesquisar no Google mesmo “eventos de tecnologia [na sua cidade]”. Claro que, dada a situação mundial atual, encontros virtuais são a única possibilidade por enquanto. Mantenha-se ativo nos fóruns de discussão famosos e nos sites de programação, sempre buscando eventos interessantes, webinars e encontros online. Se você conhece alguém que esteja na área da tecnologia, pergunte como eles continuam crescendo em sua carreira e mantendo suas redes no momento.

Construa algo

Além de um bom networking, uma das melhores coisas para ser notado é colocar a mão na massa e desenvolver um programa, contribuir para um projeto de código aberto ou criar um site ou aplicativo. Busque estar sempre praticando as habilidades que você está lendo e aprendendo. Crie um portfólio para começar a divulgar seus projetos e seu nome, assim, você conseguirá impressionar futuros empregadores.

Descubra suas habilidades sociais

As competências técnicas são muito importantes no mercado de trabalho. No entanto, suas habilidades emocionais também são fundamentais. Você já resolveu um problema de forma criativa? Já inovou em algo no seu local de trabalho? Você tem uma mente aberta, motivada e colaborativa? Com certeza você tem todas essas habilidades. E elas poderão ajudar muito na sua carreira.

Habilidades técnicas podem ser ensinadas, e se você seguir as dicas descritas aqui, as aprenderá. Mas em tecnologia, habilidades sociais como criatividade, pensamento inovador e paixão são igualmente valiosas (e muito menos ensináveis). E se você as tiver, não deixe a falta de experiência no setor abalar sua confiança. Busque sempre por boas oportunidades de emprego e confie em você mesmo.

Procure escolas de programação

As escolas de programação oferecem certas vantagens para aqueles que buscam se desenvolver e construir uma carreira tecnológica. O ensino rápido, mas de qualidade, um time de ensino focado no sucesso do aluno e a capacitação, até mesmo de quem não tem nenhum conhecimento sobre a área.

Na Kenzie Academy, você pode se tornar um desenvolvedor full stack em apenas 12 meses de curso. Oferecemos opções de financiamento acessíveis, orientação de profissionais do setor e todo o suporte necessário para desenvolver as habilidades necessárias e ser contratado.

Agora que você já tem todas as informações necessárias para começar sua carreira na área de tecnologia, não fique esperando a Netflix lançar a próxima temporada da sua série favorita. Vamos fazer algo produtivo!

Que tal alavancar sua carreira como programador? Saiba mais sobre nosso curso de 12 meses para a formação de desenvolvedores full-stack.

0
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *