fbpx
mesa com cadernos e computador com programação web

Como novos hábitos me ajudaram na programação

Muitas vezes, as pessoas olham para grandes empreendedores e pensam “Eles devem ter conseguido facilmente uma “carreira de sucesso” ou então “que sortudos”, mas esquecem que eles tiveram uma jornada e tanto, até chegar ao topo.

Nesse caminho, eles tiveram obstáculos, desafios, aprendizados, um grande desenvolvimento de autoconhecimento e criação de novos hábitos para uma rotina/vida mais produtiva e com mais performance.

Dentro desse contexto, começo este artigo dizendo que não sou psicólogo, nem mestre em nenhuma linha de meditação. Também não tenho grandes histórias sucesso. A mensagem que quero passar aqui é sobre a superação das dificuldades do do dia a dia, a vitória contra a procrastinação, a auto-sabotagem, a preguiça, a má vontade e todas aquelas outras características que fazem a gente perder grandes oportunidades que estão na nossa frente.

Antes de entrar na Kenzie Academy Brasil para estudar programação, eu vivia um período conturbado, acordava tarde e passava o dia inteiro sem fazer nada produtivo, esperando que a oportunidade perfeita aparecesse na minha frente. Foi neste momento que eu percebi que, se a oportunidade surgisse e, de fato, ela surgiu, eu deveria estar pronto para agarrá-la!

Então, junto com o objetivo de sair daquela situação, coloquei em prática algo que eu já tinha interesse: praticar regularmente a meditação e contemplação da verdade interior, tanto como busca espiritual, como, do que trata o artigo, melhorar meus hábitos para uma carreira de sucesso. E posso dizer? Os resultados foram excelentes.

Como comecei essa busca em minha vida

Percepção da necessidade

Desde pequeno, me vejo como uma pessoa introspectiva, sempre tentando entender o porquê das coisas, exteriores e interiores. Além das questões que a ciência propõe e nos intrigam, me tornei muito curioso com questões relacionadas a sentimentos.

Por exemplo, sofrer é algo natural, mas porquê remoemos emoções? Porque nos sentimos estranhos com determinados acontecimentos? E a parte mais importante disso tudo: o que podemos fazer para mudar isso?

Onde busquei

Logo que comecei meu primeiro curso universitário (em física computacional), também comecei a estudar sobre consciência e zen budismo. No começo, não entendia muita coisa e não conseguia nem sentar quieto por 5 minutos.

Minha prática era um tanto filosófica. Dois anos depois, ao me mudar para Florianópolis, tive contato com hatha yoga e as sensações e o bem-estar que experienciei mudaram o rumo da minha história.

Desenvolvimento e autoconhecimento

Mesmo melhorando minhas práticas a cada dia, alguns maus hábitos ainda eram presentes.Foi então que em 2019 conheci os ensinamento de Paramahansa Yogananda (autor de autobiografia de um iogue), conhecimento que clareou tudo que estudei e pratiquei durante anos e me deu um rumo.

Esse rumo me ajudou a conciliar as práticas meditativas e de auto reflexão, com uma vida dedicada a conquistar objetivos palpáveis. Foi aí que me senti mentalmente saudável e pronto para encarar novos desafios!

Como esses novos hábitos refletem em minha jornada?

Passividade frente a vida:

Ter objetivos bem definidos para sua vida, alinhados com foco e determinação, te ajudam a ter muita força de vontade para concluir seus planos. Afinal você entende melhor onde está e onde quer chegar!

Em mim, essa mudança trouxe dois trimestres na Kenzie Academy Brasil de excelente desempenho, muito aprendizado e, consequentemente, reconhecimento pelo meu esforço. Quando você tem um propósito claro e hábitos alinhados com seu objetivo, um bom desempenho é uma consequência.

Tranquilidade frente às adversidades:

Quando temos maior controle da nossa mente, as emoções negativas passam a não te atingir com tanta facilidade como antigamente, é o que chamamos de inteligência emocional. É uma questão de prática, quanto mais seu cérebro entende suas emoções, mais forte e emocionalmente estável você vai ser!

O que esse novo hábito de controlar melhor minhas emoções trouxe de benefícios para mim? Não sinto tanto o stress de ficar longas horas no computador, de conflitos com equipe, de trabalhos difíceis e diversas outras questões, como os problemas pessoais, que antes prejudicavam  meu desempenho.

É como se no final do dia acontecesse um reset na mente, liberando ela da pressão que tive durante o dia, deixando ela  livre para lidar melhor com as adversidades.

Facilidade de aprendizado:

Não é surpresa que ao ter uma mente calma e concentrada, o conhecimento entra com mais facilidade na cabeça. A meditação exercita de forma brilhante a concentração, ao focar toda a atenção naquele momento em que você se encontra e nada mais.

Assim, quanto mais você se concentra, mais focado e produtivo você fica. Dessa maneira, fica mais fácil estudar por longos períodos e, também, raciocinar nas abstrações lógicas que fazem parte da vida de um desenvolvedor web.

Objetivos, metas e foco

Ao desenvolver melhor seu autoconhecimento, fica mais claro entender o que te motiva e muito mais fácil definir suas metas e objetivos com significado. Quando você desenvolve seu autoconhecimento, os resultados positivos em todas as áreas da sua vida serão naturais.

Como todos esses hábitos ajudam a desenvolver um software?

Geração de ideias

Uma mente que aprendeu a ter foco, a se concentrar e abstrair, também adquire habilidades criativas. Acredite: ter ideias para novos projetos ou de features, em projetos existentes se tornam muito mais frequentes e espontâneos.

Planejamento

Quando você traça os seus objetivos e metas pessoais, também se aprende a fazer isso com outras áreas da sua vida, como seu trabalho ou estudo. No caso dos devs, esse planejamento nos ajuda a entender como nossa equipe vai trabalhar, as etapas de um projeto, as tarefas diárias e tudo que envolve nossa organização.

Visão global

Uma mente calma e tranquila consegue visualizar melhor o todo e a conexão entre as partes. Isso é uma habilidade essencial para programadores. Nenhuma feature é isolada do todo. É preciso saber como tudo se conecta a todo momento.

Resistência a problemas

Sempre enfrentamos bugs, códigos que não funcionam, códigos ilegíveis, colegas que não se empenham e uma vasta gama de problemas. A minha pergunta é: como você reage a isso?

Quando muitas emoções se acumulam, isso pode resultar numa carga muito pesada que gera efeitos nocivos para você e para as pessoas ao seu redor. Por isso, é importante ter capacidade de olhar a situação de fora  e avaliar com calma e objetividade.

Para concluir, é preciso entender que um hábito só vira hábito se você praticar e fizer ele diariamente. Desenvolver bons hábitos não surgem da noite para o dia, é preciso percorrer um longo caminho entre autoconhecimento, traçar suas metas e objetivos, plano de ação para alcançar esses planos e enfrentar as dificuldades que aparecerem no caminho.

Com certeza você vai ter desafios ao começar seus novos hábitos de sucesso, mas quero te dizer: não desanime, não desista,  o sucesso fica muito mais fácil de ser alcançado quando você tem disciplina em seguir os bons hábitos.

Posso dizer pra você que me sinto extremamente feliz por ter me tornado alguém que admiro e respeito. Ao me olhar no espelho e ver alguém que está dando o seu melhor e, consequentemente, colhendo os resultados desse esforço, isso é algo que traz muita satisfação.

Então, se você se vê preso a hábitos que te atrasam, não deixe de buscar ajuda para ir além e resgatar a pessoa que você quer ver no espelho!

Na Kenzie Academy Brasil, fico feliz em contar com o apoio de profissionais do Time de Colocação e Sucesso do Aluno, que além de desenvolverem nossas soft skills diariamente, também nos ajudam com a jornada do autoconhecimento, aprimorando nossas qualidades profissionais e pessoais.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie Academy Brasil que está com as últimas vagas.

A Kenzie Academy é uma
escola americana de programação para desenvolvedores, em que você estuda por 12 meses, em tempo integral, as principais linguagens do mercado para entrar no mercado de tecnologia atuando como um Full Stack.

Clique aqui  e saiba mais!

5+
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *