fbpx
O que são Soft skills e Hard skills?

O que são Soft skills e Hard skills?

O que as empresas buscam na hora de contratar um profissional? Quais são as competências necessárias para se destacar? Além das habilidades técnicas (hard skills), hoje também é fundamental que uma pessoa tenha suas soft skills desenvolvidas. Atualmente, as organizações buscam funcionários mais autônomos e com iniciativas, um perfil diferente do que era exigido antigamente. O ideal é conseguir um match das hard skills com soft skills, pois assim a compatibilidade do funcionário com a empresa é maior, mais rica e, claro, com grandes chances de gerar resultado de forma mais rápida. Se você está um pouco confuso e não sabe o que são soft skills e hard skills, fica tranquilo! A gente explica no blog de hoje 🙂 

O que são soft skills?

Soft skills é o conjunto de habilidades de um indivíduo, entre elas estado emocional, comunicação, relacionamento e até mesmo como a pessoa se comporta diante de algumas situações, inclusive no ambiente de trabalho. Portanto, soft skills pode ser atitude, talento e conhecimentos como experiências de vida, coisas que você aprendeu e livros. São competências comportamentais do profissional e são melhores observadas na convivência diária. São características que nunca perdem o valor no decorrer dos anos. Afinal, criatividade e adaptabilidade sempre terão valor no mercado.

Três soft skills importantes para a área de tecnologia

  • Comunicação eficaz: é fundamental comunicar informações relevantes de forma clara, objetiva e compreensível.
  • Flexibilidade: saber que é preciso se adaptar às mudanças que podem ocorrer.
  • Trabalho em equipe: estabelecer e manter relacionamentos e parcerias e trabalhar de forma integrada cooperativa, com foco na manutenção de clima organizacional favorável.

Outras características importantes para desenvolver são resiliência, autocontrole, autonomia e perfil de liderança. As softs skills são aprimoradas pelo desenvolvimento comportamental, onde os profissionais podem procurar desenvolvê-las em uma terapia ou até mesmo em programas de desenvolvimentos disponibilizados pelas empresas. Hoje, o mercado está mais atento as softs skills pois sabem o quanto ela pode influenciar o sucesso dos negócios. Inclusive, muitos colaboradores acabam sendo desligados da empresa no tempo de experiência por falta de compatibilidade de soft skills. 

Qual a importância de desenvolver suas soft skills?

Certamente se bem desenvolvidas, o profissional terá uma boa performance. E autoconhecimento pode ser um ponto de partida para descobrir quais são as competências que precisam ser desenvolvidas.

O que são hard skills?

As hard skills são competências técnicas que podem ser aprendidas através de um curso, capacitação profissional ou conhecimento técnico. São habilidades mais exatas que podem ser quantificadas através de diplomas e currículos. O profissional ideal tem boas hard skills e também, é claro, soft skills.

Toda semana publicamos novos conteúdos em nosso blog! Continue acompanhando 🙂

0
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *